Nos dias 06 e 07 de março de 2010, professores e mães da nossa escola participaram do curso "Como desenvolver os comportamentos desejáveis em crianças com necessidades especiais"
- Vera Juhlin: Vera Oliveira Juhlin é natural de Pindamonhangaba/SP e vive na Suécia desde 1996. É Licenciada em Pedagogia – Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté/SP (1970), Mestre em Tecnologia Educacional pelo Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE, de São José dos Campos/SP (1977), Pós-graduada (1996) e Mestre (1999) em Pedagogia Especial pela Escola de Professores da Universidade de Estocolmo / Suécia. Entre 1996 e 2004 especializou-se, na Suécia, em diversos cursos relacionados à Educação Especial. Desde 1996, atuou como professora em escolas de educação especial da Suécia, onde trabalhou com crianças com dificuldade de concentração, hiperativas e com deficiência cerebral mínima, com autismo, síndrome de Asperger e Tourette e de Rett. Atualmente, é assessora do GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) e do CEU (Centro Educacional Urbanova), ambos em São José dos Campos/SP, e colaboradora da AMA (Associação de Amigos do Autista) em São Paulo. Desde 2001 atua como conferencista e ministra cursos de capacitação na área da Educação Especial na Suécia, em Portugal e no Brasil.
Temas que predominam em seus cursos e palestras: Apresentação de métodos alternativos para estimulação e ensino para crianças com necessidades especiais - Como as crianças com necessidades especiais aprendem a ler e a escrever - Como ensinar as crianças com autismo a ler e a escrever - Espectro autista e suas abordagens pedagógicas - Como trabalhar com crianças com autismo em sala de aula para desenvolver o contato corporal, a comunicação e a autoconfiança através da técnica do Relation Play - Como elaborar o perfil psicopedagógico educacional de crianças com necessidades especiais / Teste PEP-R - Terapia do comportamento: sistemas e técnicas de reforço do comportamento positivo), em São Leopoldo, promovido pela Associação Mantenedora Pandorga. Acreditamos nós como escola quando família e escola andam juntas a aprendizagem acontece de forma efetiva e concreta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário