Histórico da Escola

  O começo!


No dia 17 de dezembro de 1998,foi realizado na câmera municipal de vereadores de Passo Fundo, o primeiro encontro de pais dos autistas e pessoas ligadas a questão do autismo. Este encontro teve como objetivo fundar uma Associação de pais e amigos de Autistas. Através dessa associação proporcionar aos alunos, com síndrome de autismo, um atendimento especial, desenvolvendo suas habilidades e proporcionando a eles a socialização. Até então, esses alunos estavam em casa e muitos deles sem atendimento médico e sem medicação. Foram feitas várias reuniões, nas quais as pessoas engajadas na causa do autismo participaram com afinco. 
     Alguns dos pais tinham conhecimento da Associação dos Amigos do Autista- AMA- de São Paulo onde posteriormente algumas professoras da escola fizeram cursos sobre a "Questão do Autismo",  com a escritora Eliane Rodrigues Boralli Lopes, autora do livro "Autismo" e mãe de uma menina autista. 
     Embora a persistência dos pais tenha sido válida para aquisição de suas reivindicações frente aos órgãos públicos, o que mais fortaleceu esta luta, foi que na época, o pai de um aluno com síndrome de autismo, o senhor Clair Pedro havia solicitado um atendimento especial para seu filho que não se encaixava no ensino regular e nem APAE. Graças a esse pai, a ação foi favorável, e o município em convenio com o estado atenderam ao pedido, fundando no dia 26 de março de 2001 a Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias. 
     A escola passou a denominar Professora Olga Caetano Dias, em homenagem a professora Olga, pois, ela foi uma pessoa que trabalhou muito em prol  da educação, sendo Delegada de Ensino no munícipio de Passo Fundo no período de 1963 a 
1971 e atuando como professora por muitos anos. 
     O início dos trabalhos na escola foi em 26 de março de 2001. Neste período não houve atendimento aos alunos, pois foi realizada a estruturação da escola, com matrículas, confecção de material, estudos relacionados ao autismo e metodologias para desenvolver projetos que fosse ao encontro das necessidades dos mesmos. 
No dia 14 de setembro foi oficialmente inaugurada a escola. Neste evento fizeram-se presentes as autoridades, os pais dos alunos , as professoras e familiares da patrona da escola, Professora Olga Caetano Dias. A partir deste dia, iniciou-se os atividades pedagógicas com os alunos. Primeiramente trabalhou-se com 12 alunos, onde os mesmos receberam atendimento individualizado em período reduzido a fim de adaptá-los à escola. 
     No início da caminhada o quadro de profissionais da escola era assim composto: Diretora, uma coordenadora pedagógica e quatro professoras, uma funcionária e um médico clínico. Já no segundo ano de funcionamento em convênio com a saúde,   foi montado um pequeno ambulatório na escola, tendo um auxíliar de enfermagem com 40 horas semanais. Também neste ano, a CRE cedeu professores para  trabalhar  e a  SME muito se empenhou fornecendo á escola mais professores e investindo na formação em serviço dos mesmos. 
     Outro fator relevante foi a criação da APP que teve por objetivo realizar um trabalho em conjunto para aquisição de verbas e realização de promoções. 

Nenhum comentário:

Visitantes

Seguidores

Acerca de mim

Minha foto
Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Especialista em Informática Educativa trabalho com alunos com autismo, o que é um desafio constante na busca e construção de novos recursos para favorecer a apropriação do meio informatizado.