O começo!
No dia
17 de dezembro de 1998,foi realizado na câmera municipal de vereadores
de Passo Fundo, o primeiro encontro de pais dos autistas e pessoas ligadas
a questão do autismo. Este encontro teve como objetivo fundar uma
Associação de pais e amigos de Autistas. Através dessa
associação proporcionar aos alunos, com síndrome de
autismo, um atendimento especial, desenvolvendo suas habilidades e proporcionando
a eles a socialização. Até então, esses alunos
estavam em casa e muitos deles sem atendimento médico e sem medicação.
Foram feitas várias reuniões, nas quais as pessoas engajadas
na causa do autismo participaram com afinco.
Alguns dos pais tinham conhecimento da Associação dos Amigos
do Autista- AMA- de São Paulo onde posteriormente algumas professoras
da escola fizeram cursos sobre a "Questão do Autismo", com
a escritora Eliane Rodrigues Boralli Lopes, autora do livro "Autismo" e
mãe de uma menina autista.
Embora a persistência dos pais tenha sido válida para aquisição
de suas reivindicações frente aos órgãos públicos,
o que mais fortaleceu esta luta, foi que na época, o pai de um aluno
com síndrome de autismo, o senhor Clair Pedro havia solicitado um
atendimento especial para seu filho que não se encaixava no ensino
regular e nem APAE. Graças a esse pai, a ação foi
favorável, e o município em convenio com o estado atenderam
ao pedido, fundando no dia 26 de março de 2001 a Escola Municipal
de Autistas Professora Olga Caetano Dias.
A escola passou a denominar Professora Olga Caetano Dias, em homenagem
a professora Olga, pois, ela foi uma pessoa que trabalhou muito em prol
da educação, sendo Delegada de Ensino no munícipio
de Passo Fundo no período de 1963 a
1971 e atuando como
professora por muitos anos.
O início dos trabalhos na escola foi em 26 de março de 2001.
Neste período não houve atendimento aos alunos, pois foi
realizada a estruturação da escola, com matrículas,
confecção de material, estudos relacionados ao autismo e
metodologias para desenvolver projetos que fosse ao encontro das necessidades
dos mesmos.
No dia 14 de setembro
foi oficialmente inaugurada a escola. Neste evento fizeram-se presentes
as autoridades, os pais dos alunos , as professoras e familiares da patrona
da escola, Professora Olga Caetano Dias. A partir deste dia, iniciou-se
os atividades pedagógicas com os alunos. Primeiramente trabalhou-se
com 12 alunos, onde os mesmos receberam atendimento individualizado em
período reduzido a fim de adaptá-los à escola.
No início da caminhada o quadro de profissionais da escola era assim
composto: Diretora, uma coordenadora pedagógica e quatro professoras,
uma funcionária e um médico clínico. Já no
segundo ano de funcionamento em convênio com a saúde,
foi montado um pequeno ambulatório na escola, tendo um auxíliar
de enfermagem com 40 horas semanais. Também neste ano, a CRE cedeu
professores para trabalhar e a SME muito se empenhou
fornecendo á escola mais professores e investindo na formação
em serviço dos mesmos.
Outro fator relevante foi a criação da APP que teve por objetivo
realizar um trabalho em conjunto para aquisição de verbas
e realização de promoções.
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