Escola

 Escola Municipal de Autistas Profª Olga Caetano Dias





Atualmente a escola situa-se na rua Scarpelini Guezzi, nº353 em Passo Fundo/RS.
Emai: escoladeautistas@gmail.com
Blog de escola:http: //wwwescoladeautistas.blogspot.com




 Fundada em 21 de março de 2001, sendo a primeira escola pública para atender especificamente pessoas com autismo no RS.

O autismo é considerado o mais grave distúrbio da comunicação humana, e atinge principalmente meninos. No Brasil, a síndrome afeta cerca de 2 milhões de crianças, mais do que câncer, AIDS e diabetes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem cerca de 70 milhões de autistas em todo o mundo.

  A palavra autismo vem do grego "autos" que significa "si mesmo" referindo-se a alguém retraído e absorto em si mesmo. 
   O autismo é o mais grave distúrbio da comunicação humana, incapacitando a aprendizagem social. É um  transtorno invasivo do desenvolvimento que se manifesta durante os três primeiros anos de vida. Ocorre mais em meninos do que em meninas. 
      Todas as pessoas com autismo compartilham dificuldades nas áreas de: Interação Social, Comunicação , Imaginação e Repertório de Comportamentos. 
    Nossos alunos apresentam diferentes graus de autismo: brando, moderado, grave. 
    A maioria deles apresentam graves problemas de comunicação e interação social reciproca (não consegue dar respostas), hábitos estereotipados  e repetitivos. Resistência a mudanças de detalhes no ambiente ou na sua rotina. Apego ou obsessão por objetos incomuns. Sendo que também apresentam reações anormais a sensações diversas como: ouvir,ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. A linguagem é atrasada ou não se manifesta. 
   Os casos mais graves possuem comportamentos de alto mutilação, arranham-se, batem-se, mordem-se, tem relações excêntricas e perturbadora. Esses  comportamentos vêm a  dificultar seu relacionamento interpessoal dentro da  sociedade. 
   Por apresentarem esses sintomas necessitam de uma atenção especial da família e profissionais multidisciplinares, além de intervenção pedagógica de métodos educacionais que visam proporcionar o desenvolvimento de sua independência bem como uma qualidade de vida melhor.  

Visitantes

Seguidores

Acerca de mim

Minha foto
Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou Especialista em Informática Educativa trabalho com alunos com autismo, o que é um desafio constante na busca e construção de novos recursos para favorecer a apropriação do meio informatizado.